sábado, 22 de junho de 2013

Um mês de Irlanda. O que rolou até agora?

Parte II - Documentação

O PPS


Foto de webcam - Zuada! rsrs
O PPS (Personal Public Service) é um documento que contém um número de identificação, estilo um CPF, que te dá o direito de trabalhar legalmente e ser atendido em hospitais públicos, quando necessário. Sem ele, você também não conseguirá abrir a sua conta do banco. Para dar entrada ao seu número de PPS, é necessário solicitar uma carta na escola. Sem essa carta, nem adianta se dirigir ao prédio do PPS, pois lá na recepção eles vão te pedir e junto dela, o seu  passaporte como identificação.

Para nós dois foi super tranquilo. Chegamos um pouquinho antes de o prédio abrir e logo uma fila começou a se formar atrás da gente. Assim que abriu, entramos e entregamos os documentos mencionados acima e já recebemos uma senha. Na mesma hora, o painel já indicou a nossa senha e o número do guichê. Casais podem se dirigir juntos ao mesmo guichê. Lá, preenchemos um formulário enquanto o funcionário digitava nossas informações e depois tiramos uma foto. Feito isso, o moço nos informou que dentro de cinco dias úteis receberíamos a carta com o número do PPS e o cartão. Então, esperamos alguns dias, ligamos para a nossa Host e as cartas já estavam lá... Em um envelope vem a carta com o número do seu PPS (para abertura da conta no banco) e em outro, o cartão. 

Abertura da Conta Bancária

Com a carta do PPS em mãos, solicitamos na escola a carta que eles fornecem provando que somos alunos devidamente matriculados. Com estas duas cartas, fomos até o banco. Chegando à agência, entregamos a papelada e o passaporte e o funcionário responsável pela abertura de contas (muuuuuito gente boa, por sinal) nos entregou um formulário a ser preenchido. Depois, era só aguardar um dia para a aprovação.
No dia seguinte, nossas contas já haviam sido aprovadas. Três dias mais tarde, recebemos em casa as cartas com as senhas do banco. Isso mesmo, você não escolhe a sua senha eletrônica, o banco que te fornece.

Depois de termos recebido as senhas, retornamos ao banco e fizemos o depósito dos 3000 euros e já pedimos o statement (extrato bancário), que demorou cerca de três dias para chegar. Os cartões chegaram dois dias depois das senhas, ou seja, antes do extrato bancário.  Será necessário a apresentação desde extrato ao GNIB (próximo tópico), provando que você tem os 3000 euros em sua conta. 

GNIB

O GNIB (Garda National Immigration Bureau) é o documento mais importante de todos. Ele comprova a sua legalidade no país. É um cartão com chip que contém, além dos seus dados pessoais, sua foto, a data de emissão e a data de validade.  


Eu e o Rê fomos ao prédio do GNIB em uma quarta-feira, mais especificamente no dia 12/06. Chegamos lá por volta das 8h, horário em que começa o atendimento ao público, porém senha para estudantes só começa a ser distribuída às 9h. Eis que ficamos aguardando e acabamos pegando a nossa senha às 8h30, pois eles começaram a distribuir um pouco mais cedo. Não era um dia muito lotado, então o Renato pegou a senha 34 e eu a 35. Geralmente, as pessoas pegam do número 100 pra cima.

Logo começaram a atender e exatamente às 8h50 já estávamos no balcão entregando todos os documentos requeridos. Como vocês podem ver, vale a pena chegar mais cedo. Fomos atendidos antes das 9h, horário em que eles supostamente começariam a entregar as senhas.  

No balcão, você tem de entregar uma ficha (preenchida enquanto você espera a ser atendido), o passaporte, a carta do PPS, o seguro saúde e o extrato comprovando os 3000 euros na sua conta. O atendente vai verificar os seus documentos, digitar os seus dados no computador, tirar uma foto sua e pedir para que você pague a taxa de 300 euros. Essa taxa só pode ser paga com cartão que contenha chip, não sendo possível o pagamento em dinheiro.

Finalizado este processo, eles entregam os seus documentos de volta, mas o passaporte fica com eles. O passaporte será entregue no final junto com o GNIB. Depois, eles falam para você sentar e aguardar que logo irão chamá-lo para coletar as suas digitais. Sendo assim, nos sentamos e aguardamos. Uma pessoa chama você pelo microfone mencionando sua nacionalidade e o seu nome. Ex.: Brazilian Nationality – Cíntia Manttuy. Eu fui chamada primeiro e uns 15 minutos depois, foi a vez do Renato. Bem tranquilo!

Após todo este processo, é só aguardar e esperar o seu cartão ficar pronto. Essa foi a parte mais demorada. O Renato foi chamado na sala das digitais depois de mim e recebeu o cartão beeeem antes de mim. Não só ele... Várias pessoas que foram depois de mim, receberam o GNIB primeiro. Vai entender... Acho que foi um complô contra a minha pessoa, rsrs. O Renato, por exemplo, pegou o cartão 40 minutos após as digitais. Eu não tive muita sorte e tive que esperar 2 horas até pegar o meu GNIB. Fazer o que, né? No total, foram quase 4 horas lá dentro. Nem foi tanto tempo assim, tendo em vista que, algumas pessoas levam de 7 a 8 horas.

GNIB pronta... Aí é só alegria! Chega de burocracia. Agora temos o direito de trabalhar aqui na Irlanda, só falta arrumar o emprego. Vamos curtir muito este intercâmbio, que até agora tem sido maravilhoso.

Hora de parar de escrever. O próximo post será uma surpresa, inclusive para mim... hahahaha.

Bjãooo, galera.

Ci e Rê.

6 comentários:

  1. Olá pessoal, boa tarde.
    Parabéns!!
    Nossa eu me animei ainda mais para viajar.
    Estou planejando com minha namorada de irmos para a Irlanda em Janeiro/2014. Gostaria que vocês falassem um pouco mais a respeito da gastronomia e lugares turísticos. Nós somos vegetarianos e quando fomos para Cape Town na África do Sul, sofremos um pouco hehe.
    Quanto aos lugares turísticos, nós viajamos por vários lugares em Cape Town e foi maravilhoso, mas nós queríamos saber o que tem para fazer em Dublin. Parece que tem uma montanha que é possível esquiar...é verdade?!?!?!
    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcus. Mil desculpas pela demora da resposta, mas vamos lá... Bom, a gastronomia daqui é bem variada, é possível encontrar todos os tipos de comida, ou seja, não será um problema pra vcs. Quanto ao turismo, posso te garantir que a Irlanda possui lugares maravilhosos para serem visitados, como por exemplo, Galway, Cork, Howth e vários outros. Além disso, vc terá a oportunidade de viajar pela Europa.
    Posso dizer que Dublin tem muito a oferecer. A beleza natural daqui é simplesmente incrível, principalmente aqui no sul de Dublin onde moramos. Super recomendamos!
    Espero termos ajudado. Boa sorte para vocês!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cíntia e Renato, obrigado pela resposta. Estamos muuuito ansiosos, haha. Nós demos uma pesquisada e existem alguns restaurantes brasileiros né, mas o ideal é comprar nos mercados e fazer em casa.
    É possível esquiar em algum lugar perto ou teremos que viajar para outro país? Queremos muito ver neve haha.
    Vamos ficar na escola Dublin College of Advanced Studies (DCAS).
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcus!
    Sim, aqui vcs vão encontrar restaurantes brasileiros e mercados tbm. Agora pro dia-a-dia, é melhor fazer umas comprinhas nos supermercados daqui mesmo, tipo Tesco, Lyld, SuperValue e preparar a comida de vcs em casa. Quanto ao ski, acho que a Irlanda vai ficar devendo. Vai ser necessário visitar outro país mesmo. Se vcs se contentarem com o ski artificial, aí sim vão encontrar por aqui. Qualquer dúvida é só dar um grito. CHEERS!!!

    ResponderExcluir